Jornada UX
Melhorando a experiência e trazendo engajamento à alunos que fazem cursos online em meio a tantas distrações.
27/11/2023
• 5 min
ATUAÇÃO
UX/UI Designer
TIMELINE
2022 - 2023
RESPONSABILIDADES
• Pesquisas
• UI Design
• Prototipação
DESAFIO
Uma solução que busca identificar hábitos e ações importantes no processo de aprendizagem. Nossa missão é tornar a jornada de aprendizagem mais gratificante e eficaz para todos.
O objetivo é construir uma plataforma de ensino a distância que consiga inspirar e envolver os alunos, capacitando-os a superar distrações e concluir suas atividades de estudo com sucesso.
28,4%
Crescimento do sistema de ensino a distância entre 2017 e 2020
59%
Aumento da procura pela modalidade EAD no Brasil entre 2020 e 2021
+16 milhões
De vagas para ingressar no ensino superior são para modalidade EAD
189,1%
Aumento na oferta de cursos online
O PROBLEMA
Com o aumento das plataformas online de ensino, estudar à distância ficou mais fácil. Mas, junto com essa praticidade, surgem desafios que afetam alunos, professores, e até quem investe nessas plataformas.
O problema é que muitos alunos acabam desistindo de estudar online, e isso afeta todo mundo: alunos, professores, e até quem criou a plataforma. Eles se sentem desmotivados e não conseguem ver progresso nos estudos. Isso acontece porque as plataformas não têm ferramentas para manter os alunos animados e focados. Resolver isso não só melhora os negócios, mas também mantém os alunos felizes e motivados, o que é bom para todos.
ANÁLISE DE COMPETIDORES
Realizamos uma pesquisa de competidores, para entender como os nossos concorrentes diretos estão resolvendo problemas e identificar oportunidades de melhoria, desenvolvendo estratégias mais eficazes, garantindo uma vantagem competitiva no mercado.
PESQUISA COM USUÁRIOS
Para entendermos as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários de um produto, é fundamental que seja feita uma User Research. Com ela, ao compreender as necessidades dos usuários, é possível criar soluções mais eficazes e satisfatórias, e que no final, faça com que o usuário tenha uma boa experiência na utilização de um produto ou serviço.
49
Usuários participantes
61,2%
Porcentagem de usuários com a idade entre 25 e 34 anos
5 horas
Tempo médio de estudos dos participantes
34,7%
Procuram cursos para fazer transição de carreira
"Parabéns, por estudarem sobre o tema! A pandemia ressignificou o EAD, antes mesmo eu não me importava, achava a qualidade ruim, mas mudei meu conceito, foi o que me possibilitou fazer transição de carreira, continuar no "jogo" de forma atualizada!"
PERSONA E JORNADA DO USUÁRIO
Um passo importante para entendermos melhor nosso público-alvo foi criar a persona Clara Santos. Ela foi desenvolvida com base nos dados coletados a partir da pesquisa quantitativa e qualitativa.
SOLUÇÃO
RECOMPENSAS
Após coletar informações valiosas através das pesquisas e das análises aprofundadas, percebemos que para fazer com que o aluno ficasse motivado até o final do curso, um sistema de recompensas seria bem-vindo.
A cada módulo concluído, a cada quizz respondido e a cada case entregue, o aluno ganha uma quantidade predefinida de pontos. Quando o aluno finalizar o curso, ele poderá trocar os pontos obtidos por dinheiro, uma vez que tenha atingido a meta de 1000 pontos.
A recompensa resgatada pelo aluno será equivalente a 20% do valor do curso, desta maneira, ele poderá recuperar parte do investimento feito, sem prejudicar os rendimentos do curso.
WIREFRAMES
Ao finalizar todas as análises, começamos a trabalhar no protótipo de média fidelidade para dar vida a nossas ideias. Para isto, mergulhamos na plataforma de design Figma.
Essas representações visuais mais simples, nos ajudou a esboçar a disposição de elementos-chave e a lógica de interação, nos permitindo visualizar a jornada do usuário de uma forma mais precisa.
TESTE DE USABILIDADE
Conduzimos um teste de usabilidade com o protótipo de média fidelidade da nossa plataforma.
Ao analisar os testes dos nossos usuários interagindo com a plataforma, identificamos áreas de melhoraria e refinamos a navegabilidade.
9
Usuários participantes
5
Tarefas para realizar
1
Tarefa apresentou maior dificuldade de execução
Após analisar os resultados do teste de usabilidade, ficou claro que precisávamos aprimorar a visualização do chat com amigos. Percebemos que essa funcionalidade era fundamental para a interação dos usuários e crescimento da comunidade dentro da plataforma.
DESIGN SYSTEM
O Design System é uma ferramenta essencial para manter a consistência da marca, melhorar a eficiência do design e fornecer uma experiência de usuário intuitiva e de alta qualidade. Funciona como um mapa que orienta todos os aspectos visuais, sendo um elemento vital para os designers.
Abaixo, estará apenas 10% do que constitui o nosso Design System, caso queira visualizar por completo, clique aqui.
PROTÓTIPO
Por fim, após algumas mudanças na interface e aplicação de cores, tipografia, imagens e componentes definidos, chegamos a última etapa: prototipação.
CONCLUSÃO
Após finalizar este estudo de caso, consigo perceber o quanto me desenvolvi trabalhando em equipe, aprimorando habilidades essenciais como comunicação e divisão de tarefas, além de evoluir em todos os apectos na área de UX.
Fico muito feliz e animada para continuar crescendo profissionalmente, aplicando e aprimorando minhas habilidades em UX em futuros projetos.